Justificativa:

Podemos considerar que os atendimentos na área da saúde são os mais procurados em nossa cidade.

Com o aumento da demanda de solicitações de transporte aos pacientes que já possuem cadastro nas "Casas do Cidadão" e que necessitam de ambulâncias  para a realização de retornos de consultas, exames e demais procedimentos médicos, existe uma maior dificuldade para os munícipes se dirigirem pessoalmente às Unidades para agendar uma nova solicitação do transporte necessário.

Existem inúmeros casos em que o paciente está acamado, recebendo remédios e demais cuidados de apenas um familiar e, em casos da necessidade de transporte, este cuidador tem que se dirigir à "Casa do Cidadão" toda vez que se faz necessário o agendamento de ambulância, muitas vezes dependendo do transporte coletivo, fazendo com que o paciente passe várias horas sozinho, sem receber a medicação nos horários determinados, prejudicando o tratamento, e colocando em risco sua segurança, já que existe o perigo de queda e possíveis mal súbitos.

O atendimento que ora se propõe deverá ser realizado na própria Unidade de Saúde onde o paciente fez o cadastro anteriormente e também em todas as unidades de saúde informatizadas e integradas à rede de saúde, podendo então agendar por telefone as próximas solicitações de transporte, indicando seu número de protocolo, carteira de identidade ou Cartão do Sistema Único de Saúde - SUS, para fins de atendimento sem a espera em filas e facilitando também o trabalho do servidor nas Unidades, já que o atendimento por telefone é mais rápido e objetivo.

Nossa proposta visa a proporcionar um atendimento mais humanitário, mais célere, mais econômico e sem espera em filas, combatendo a expansão das mazelas sociais em um momento em que as pessoas se encontram mais fragilizadas.

Portanto, venho nesta oportunidade, solicitar o apoio de meus Nobres Pares para a aprovação da presente proposta.